fbpx
 em Orientação Profissional, Orientação Vocacional

[ Temas da Redação do Enem 2018 ] Se você está se preparando para fazer uma primeira escolha acadêmica, e já se inscreveu no exame do Enem 2018, você deve saber que além das disciplinas tradicionais do ensino médio às quais terá que se dedicar, é importante que acompanhe os temas atuais e esteja atento ao que acontece pelo mundo afora, em todas as áreas do conhecimento: política, conflitos, economia, esporte, ciência, saúde, enfim, todo fato relevante é passível de cair como tema na redação. Por isto, além das leituras obrigatórias, assista aos noticiários nacional e internacional para uma boa preparação. Conhecer os principais temas da atualidade pode ser o segredo para você sair na frente na nota da redação do Enem 2018.

A recomendação é pesquisar, refletir e pensar em soluções para crises do tipo:

Refugiados atual contexto da Europa, guerra civil na Síria, política de restrição de imigrantes adotada pelo governo Trump nos EUA.

Cotas – a polêmica distribuição de vagas em universidades, o permanente debate sobre implantação de cotas sociais e raciais nas instituições públicas superior ainda são questionamentos no sistema de ensino brasileiro.

Acordo de Paris – o que é o acordo; a saída dos EUA do Acordo de Paris e seus impactos e repercussões no mundo e as posturas dos demais países sobre o debate ambiental.

Reforma Trabalhista/Previdenciária e Greves Gerais – os impactos da Reforma Trabalhista e Previdenciária, os questionamentos, a reação popular, os movimentos sociais etc.

5.500 anos da Reforma Protestante – os impactos gerados pela Reforma Protestante, relacionados com a intolerância religiosa e seus impactos na sociedade atual.

Mobilidade Urbana – os problemas de mobilidade urbana das capitais brasileiras e das grandes cidades no redor do mundo; os desafios na busca de soluções para ir e vir de seus habitantes.

Liberdade de expressão – o limite sobre o que pode ser dito; a democratização da internet como ferramenta de informação e as políticas públicas de censura ou de controle da informação.

A recomendação final é ler, ler e ler!
Escolha sua profissão e evite ser Escolhido!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Benefícios da Orientação Profissional3 Dicas para estudar melhor