fbpx
 em Orientação Profissional, Orientação Vocacional, Reorientação Profissional
VEJA OS CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NO ENEM

Um levantamento aponta os assuntos exigidos com maior frequência na área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Boa leitura!

É importante lembrar que os professores consultados não descartaram a importância do cronograma de preparação do candidato envolver, sobretudo, o estudo das competências e habilidades descritas na Matriz de Referência do exame. Em paralelo, eles podem intensificar a revisão das matérias que ganharam destaque por estarem presentes nas últimas edições da prova.

HISTÓRIA

A Sociedade Grega e a Antiguidade Clássica, bem como a Mitologia e a Cultura, são muitos cobrados. Dentro da perspectiva da história geral, ele ressalta o Imperialismo e o Fascismo. É necessário ainda o estudo da relação entre índios, brancos e negros na formação cultural do Brasil Colônia e perceba quais ideologias acabaram estimulando a independência brasileira.

Outros conteúdos: Escravismo no Brasil, Oligarquias, Era Vargas

GEOGRAFIA

Itens envolvendo os impactos ambientais modernos lideram o topo da lista, desde a ilha de calor, desertificação, chuvas ácidas até a teoria do aquecimento global. Destaca-se também o espaço rural, o processo de globalização, os agentes do relevo e as migrações como temas importantes para revisão.

FILOSOFIA

Além de estar preparado para ler e interpretar textos filosóficos, sugere-se que o aluno tenha atenção aos autores de diferentes correntes do pensamento. “Compreender o pensamento clássico de Platão e Aristóteles, o pensamento de René Descartes, na Modernidade, estar atento ao pensamento do Renascimento e dos pré-socráticos, sobretudo Tales, Pitágoras e Heráclito, ao pensamento filosófico medieval de Santo Agostinho, ao pensamento iluminista de Locke e Kant e ao pensamento contemporâneo de Focault”, cita.

SOCIOLOGIA

No que compete à Sociologia, 24% dos itens do Enem foram sobre movimentos socioculturais. Na sequência, os temas cultura, trabalho, política, gênero e diversidade cultural.

FÍSICA

Misturando teoria e cálculo matemático, Mecânica é o assunto com o maior número de questões. Em segundo lugar está a energia elétrica, seguida de ondulatória e termologia. Também é interessante destacar, que neste área, o assunto menos cobrado é a óptica. Ela aparece, mas não fica em grande relevância, não chega a 5% da prova”, diz.

QUÍMICA

A prova aborda temas ligados à vida do homem no cotidiano ou no meio ambiente, área atmosférica, poluição, água e esgoto. Ressalta-se também eletroquímica, cálculos envolvendo performance de combustíveis (termoquímica), química ambiental que reúne óxido, bases, ácidos e sais e química orgânica.

BIOLOGIA

Quatro conteúdos figuram entre os mais recorrentes na prova de Biologia no Enem. A Evolução, que trata da modificação dos seres vivos ao longo dos tempos e as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin é o primeiro deles. Completam a lista, Ecologia, com destaque para as gerações ecológicas e os desequilíbrios ecológicos; a Biotecnologia e por fim, a microbiologia e a parasitologia, principais doenças infecciosas que afetam a população brasileira, a exemplo da dengue, zica e chikungunya.

Quer ver mais dicas como essa? Veja esse artigo sobre como estudar melhor.

Fonte: Guia da  Aprovação

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Olá! Posso ajudar?
perfil comportamental