fbpx
 em Orientação Profissional, Reorientação Profissional

COMO A ORIENTAÇÃO CORRETA DOS PAIS PODE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DOS FILHOS NO MOMENTO DA ESCOLHA ACADÊMICA / PROFISSIONAL.

Embora a escolha da profissão seja algo pessoal e intransferível, a participação (feita de forma correta) dos pais neste processo é muito importante para os filhos no momento em que começam a pensar no seu projeto de vida acadêmico. Pensando nisso, sugerimos algumas atitudes que podem ser úteis para que você possa, de forma acertada, ajudar os seus filhos a escolherem um curso ou uma profissão:

#1 Estimulá-los na busca do autoconhecimento: quais são as suas habilidades, interesses, dons aptidões, suas competências técnicas e comportamentais, seus talentos.

#2 Incentivá-los a mergulhar nas pesquisas sobre os diferentes cursos, os perfis de instituições de ensino, o mercado de trabalho e as tendências das profissões também fará a diferença. Com o avanço tecnológico e o mundo cada vez mais digital, entender um pouco mais sobre a “Indústria 4.0” os ajudará neste processo de escolha.

#3 Saber diferenciar vida acadêmica de trajetória de carreira também é outro ponto de atenção. Eles sentirão menos ansiosos ao saberem que nada é definitivo, que não há fronteiras entre as profissões e que diferentes cursos podem levá-los a uma mesma carreira. A trajetória profissional não ocorre de forma linear, muitas vezes ela ocorre por meio de “zigue-zagues”.

#4 Entender os interesses dos filhos pode demonstrar atitudes de respeito e apoio para com eles. Seja para um hobby, esporte, idiomas, atividades relacionadas às artes, ou mesmo na vida acadêmica, estimulá-los para a aprendizagem da matemática, do português e de outros conteúdos os tornarão jovens diferenciados na hora de mostrar suas competências técnicas.

#5 Despertar neles a curiosidade por temas transversais que compreendam diferentes áreas – política, economia, sociologia, ética, meio ambiente, internacionalização, humanitarismo, contribuirá para o desenvolvimento do senso crítico e da prática da cidadania.

#6 No caso de dúvidas, procurar por um especialista e nesse caso, sugerimos a orientação profissional / vocacional que constitui uma área de estudo que tem como objetivo auxiliar jovens e adultos no processo da escolha profissional / vocacional ou acadêmica e tem como base três pilares:

• O autoconhecimento: identificação das competências, habilidades, interesses, aptidões e vocações.
• A exploração da realidade ocupacional: Mercado de trabalho, as profissões e possibilidades de trabalho.
• A tomada de decisão: Construção do Projeto de Vida sócio profissional.

Além da construção do Projeto de Vida Sócio Profissional, o processo de OP contribui para a diminuição do nível de estresse, ansiedade e angústia de pais e filhos quanto à escolha profissional.

Conheça Geraldo e Graça, pais que apostaram nestas dicas e fizeram a diferença na vida da filha, Isabela.

Enfim, a escolha de uma profissão é feita única e exclusivamente por seus filhos. Ninguém melhor que eles para dizer o que querem ser e fazer no futuro. Neste sentido, reconheçam suas qualidades, virtudes, crenças e valores, ensinados por vocês mesmos. E lembrem-se de que o seu filho é um adolescente e ainda precisa muito de orientações e conselhos.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário