fbpx
 em Orientação para Aposentadoria

[ Como se aposentar com prazer e serenidade ] Vejo muitas pessoas passarem a vida toda esperando pelo momento da aposentadoria. Mas, quando chega o momento, esta experiência pode provocar para alguns a sensação de muita alegria e boas expectativas e para outros de muita tristeza e angústias.

Se você está passando por este momento, veja algumas dicas de como tornar este rito de passagem uma experiência prazerosa, com serenidade, alegria e expectativas de novas realizações. Nada mais justo do que escolher o que fazer com o seu tempo a partir da aposentadoria.

1. Use seus conhecimentos acumulados como um aliado – seja para algum trabalho remunerado, voluntariado ou mesmo para empreender o seu próprio negócio.

2. Organize a sua nova rotina de modo que possa curtir o ócio e ao mesmo tempo ser produtivo naquilo que te traz prazer. A cadeira de balanço e o controle remoto da TV poderão ser o seu maior inimigo no momento da aposentadoria.

3. O cérebro precisa de estímulo – aproveite o novo momento para aprender coisas novas, que lhe tragam prazer – permita-se aprender a dançar, tocar um instrumento, pintar, ler, escrever, lidar com marcenaria, artesanato, mecânica de automóveis, cozinhar, costurar, cuidar do jardim… Enfim, descubra as suas habilidades e competências e se ocupe com elas.

4. O ser humano não nasceu para viver sozinho. Se os relacionamentos familiares esfriaram, esteja atento a isto. Compartilhe experiências, curta mais os seus filhos, os netos, os amigos, quem mais você achar importante.

5. O isolamento social pode trazer prejuízos emocionais no momento da aposentadoria – cuide da sua saúde física, mental e emocional, participando de grupos de yoga, academias ou grupos ligados a sua religiosidade. A sensação de bem-estar será um importante benefício.

6. Pode ser que o seu hobby se torne um trabalho rentável e prazeroso – descubra quais atividades relaxantes promovem sua satisfação pessoal. Isto manterá a sua mente ativa e funcionando.

7. Estabeleça metas que deseja realizar durante o seu período de aposentadoria: aquela viagem, a reforma da casa, a aquisição de algum bem, enfim, alguma meta que agora seja possível realizar neste momento de tempo mais livre.

8. Desafie a si próprio – descubra os benefícios do uso da tecnologia. Agora que estará aposentado, conecte-se mais às redes sociais e tire proveito para se atualizar.

Enfim, num mundo tão complexo, dinâmico, volátil e ambíguo, a sua expertise fará toda a diferença. Portanto, encare este momento como um momento de renovação e reencontro com você mesmo, identificando as suas habilidades, competências, aptidões e interesses.

A chave para uma aposentadoria feliz é descobrir como você pode continuar usufruindo desses benefícios durante esta nova fase da sua vida, seja realizando um trabalho voluntário, passando mais tempo com a família ou, até mesmo, descobrindo uma nova profissão.

A vida não termina na aposentadoria, podendo ser um recomeço dela.

Qualquer um que pare de aprender está velho, seja com 20 ou 80 anos. ( Henry Ford )

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Olá! Posso ajudar?
Dificuldades de Relacionamento